Notícia

30 de novembro de 2016

EEA Grants no Business2Sea

1/3

Teve lugar no passado dia 17 de novembro no âmbito do Business2Sea, na Alfandega do Porto, um Workshop dedicado ao tema “PT02 - Programa Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico", financiado pelos EEA Grants, contando com um valor de financiamento no montante de 19,2 M€ do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), e que conta, ainda, com um cofinanciamento nacional de cerca de 3,4 €. 
 
A Sessão de Abertura contou com a participação do Senhor Subdiretor-Geral de Política do Mar, Professor Jorge Oliveira e Carmo, de Sua Excelência O Embaixador da Noruega, Anders Erdal e da Senhora Dra. Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programação da DGPM. 
O Workshop contou igualmente com a presença dos Promotores de projeto, Parceiros e Público em geral. 
 
O Sr. Professor Jorge Oliveira e Carmo, iniciou o Workshop dando as boas vindas a todos os presentes, assinalando a importância deste Programa e dando destaque à ideia do objetivo central deste programa que é contribuir para que seja alcançado o bom estado ambiental das águas marinhas e costeiras europeias.
 
Sua Excelência O Embaixador da Noruega, Anders Erdal iniciou o seu discurso reafirmando as boas relações de amizade existentes entre Portugal e Noruega, apontando os EEA Grants como impulsionador da redução das disparidades económicas e sociais e que promovem as relações bilaterais entre os países que recebem o financiamento e os países doadores. Destacou, igualmente, a área Programática “Gestão Integrada das Águas Interiores e Marinhas”.
  
A Sra. Dra. Sandra Silva, relembrou-nos, que o objetivo do Programa PT02, é “alcançar o bom estado ambiental das águas marinhas e costeiras e europeias, de acordo com a Diretiva Quadro da Estratégia Marinha”, e ambiciona alcançar 4 efeitos: gestão mais integrada dos recursos marinhos, reforço da monitorização das águas marinhas, reforço da capacidade de avaliação e previsão do estado ambiental das aguas marinhas e aumentar a sensibilização e o conhecimento no domínio da gestão marinha integrada através de ações de sensibilização e de formação.

Foi dado destaque aos resultados alcançados e respetivo ponto de situação das taxas de execução dos projetos à data do evento e informou que estes projetos serão implementados até abril de 2017 (ver apresentação).

Prosseguiram-se as apresentações de Projetos dos Avisos 3 e 4 do “Programa PT 02 - Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants no âmbito da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico”.

 

   


A par deste Workshop, foi igualmente desenhado um Espaço Expositivo enquadrado pelos espaços dedicados à representação institucional, ao programa Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants, à representação cientifica, empresarial e stakeholders do Mar, que esteve patente ao público entre os dias 16 a 18 de novembro em paralelo com a realização da Conferência Business2Sea.

No Espaço Expositivo dedicado ao programa Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants, houve lugar a uma projeção dinâmica de todos os projetos com o objetivo de realizar uma apresentação conjunta neste espaço expositivo no decurso da Conferência e contou com a visita de Sua Excelência A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Partilhar este conteúdo:

Início / Notícias / Notícia

LINKS MAR

oceaninvest.png
logo-bluetech-h.png
logo.png
eeagrants_4x.png

CONTACTOS

Av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho N.6

1495-006 Lisboa, Portugal

Tel: +351 218 291 000

E-Mail: geral@dgpm.mm.gov.pt

Skype: DGPM_Live

REDES SOCIAIS

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

© Todos os direitos reservados, 2019  |  DGPM - Direção-Geral de Política do Mar

Proteção de Dados      |      Avisos Legais     |      Links Úteis     |      Mapa do Site