Notícia

Início / Notícias / Notícia

8 de novembro de 2017

DGPM na conferência “Mineração em Mar Profundo; Uma escolha sustentável para Portugal?”

A sustentabilidade esteve no centro da intervenção de Fausto Brito e Abreu, Diretor-Geral de Política do Mar, na conferência “Mineração em Mar Profundo – Uma escolha sustentável para Portugal?”. De acordo com o Diretor-Geral, a mineração do mar profundo só poderá ser uma prioridade do Governo uma vez reunidas as necessárias condições de sustentabilidade ambiental.

Esta conferência organizada pela ‘Seas at Risk’ e pela ‘Oceano Livre’ decorreu em Lisboa no dia 27 de outubro e contou com a presença de participantes nacionais e internacionais. Fausto Brito e Abreu reconheceu que o mar português poderá ser uma importante fonte de minérios, mas que estamos ainda a mais de uma década de retirar o primeiro mineral do mar profundo numa escala comercial. 

Fausto Brito e Abreu identificou ainda o aquecimento global, a acidificação, os plásticos e a sobrepesca como as principais ameaças que enfrenta o Oceano. Para as combater e garantir a proteção do ambiente marinho a curto e médio prazo, o Diretor-Geral apontou à transformação de toda a mobilidade e a uma mudança de comportamento generalizada que possibilite dar corpo a um verdadeiro processo de descarbonização da economia, no quadro do qual serão necessário minerais que poderão ser extraídos dos fundos marinhos.

Partilhar este conteúdo:

LINKS MAR

oceaninvest.png
logo-bluetech-h.png
logo.png
eeagrants_4x.png

CONTACTOS

Av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho N.6

1495-006 Lisboa, Portugal

Tel: +351 218 291 000

E-Mail: geral@dgpm.mm.gov.pt

Skype: DGPM_Live

REDES SOCIAIS

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

© Todos os direitos reservados, 2019  |  DGPM - Direção-Geral de Política do Mar

Proteção de Dados      |      Avisos Legais     |      Links Úteis     |      Mapa do Site